quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

A conversão genuína



A conversão por meio da fé genuína em nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo vai além de palavras proferidas frente à igreja, mas sim de uma transformação espiritual, física e social.
Nossa entrega a Jesus Cristo exije a renúncia do homem velho e a adesão de um novo homem pela renovação do Espírito da Paz como está escrito em Efésios 4 22-24. Portanto, o que você fazia que era mau aos olhos do Senhor não faça mais.
Podemos perceber uma transição genuína em II Reis 22-24. Manassés era um rei que profanou o nome do Senhor. Ele levantou altares e queimou incensos a outros deuses. Fez tudo o que era contra a lei do Senhor, pois seu coração era idólatra e leviano. Ele fez o povo pecar, era um rei que levou seu reinado a decadência espíritual. Isso tudo, suscitou a ira de Deus contra o lamaçal de pecado instaurado naquele reinado.
Assim, irmãos meus, somos nós antes da nossa entrega ao nosso Redentor. Portávamos de toda imundície desse mundo. Pensamentos, palavras e ações eram contaminados por não conhecermos a Palavra da Verdade. Vivíamos como cativos, assujeitados por opressões espirituais e vivendo segundo os princípios deste mundo.  Até conhecermos quem nos amou primeiro e deu seu único filho amado por amor de nós. Já imaginou fazer isso por alguém que não merece?
O problema é que muitas vezes enganamos nós mesmos, aceitando Jesus Cristo como nosso único e suficiente Salvador mas não derrubamos os nossos altares construídos em um ardim cheio de pecado. Ou seja, não dos despimos das nossas vontades, desejos e motivações. O querer é mais forte do que o desejo de mudar verdadeiramente. Por vezes, não percebemos por não estarmos atentos a nós mesmos, porém, isso nos leva ao abismo.
Vivemos em um mundo onde às críticas já nos aprimem desde o nascimento, nos levando a entrar nos padrões sociais deste mundo. Somos blasfêmadores, egoístas, julgadores por determinação cultural, o que nos internaliza ações consideradas normais em nossas relações sociais. Por isso que está escrito: conhecereis a verdade e a verdade vos libertará ( João 8:32).
Para uma transformação genuína, além de conhecer a verdade, é preciso se libertar do velho homem, das velhas práticas por uma renovação espiritual. É vestir-se de rei Josias e derrubar todos os ídolo, altares e estatuetas constituídas a deuses deste mundo. É o querer, a vontade de mudar e sempre tendo o bom ânimo para conseguir vencer este mundo, o mundo que nós construímos dentro de nós.
O rei Josias foi aquele que verdadeiramente quis mudar a situação pecaminosa do povo de Deus por meio de uma renovação espiritual, mesmo sabendo da ira vindoura de Deus. Você entregaria e faria uma faxina espiritual em seu reino mesmo sabendo que um castigo estaria às portas? Difícil mas não impossível! O rei Josias foi o que mais se dedicou às obras de Deus do qualquer outro rei, fez o que era bom aos olhos do Senhor.
Logo, a renovação do nosso pensamento seja igual ao do rei Josias. Pois do pensamento, no qual está ligado ao coração, procede todas as obras. E das ações procede todas as consequências. É preciso ter coragem, determinação e o alvo sempre mirado por nós, sem vacilar, nem para a direita ou para esquerda pois a consequência vem. Sempre vigiando nosso alvo que é Jesus Cristo de Nazaré, o qual morreu por cada um de nós que nem velar por algumas horas conseguimos. Por isso que este mesmo sangue derramado deve está nos ombreiras de nossas portas como um sinal que somos escolhidos e o espírito da morte não pode mais adentrarmos.
A Paz e a Graça seja conosco,
Alzy Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário